OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

09/10/2018
Cerimônia celebra formatura do Curso Ópera

Uma cerimônia marcou a formatura dos alunos da 10ª turma do Programa de Especialização em Desenvolvimento de Agentes em Cooperativas - Curso Ópera, primeira após a retomada da capacitação. O evento foi realizado na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, no dia 8 de outubro, e contou com a participação de 23 dos 26 formandos.

"O curso aborda temáticas que ajudam o participante a refletir sobre problemas enfrentados no dia a dia de uma cooperativa e como criar soluções que impactam diretamente na gestão sustentável da instituição e, consequentemente, na satisfação de seus associados", conta a analista do Sebrae Minas Andrea Tristão, que é coordenadora do Ópera pela organização e foi uma das concluintes do curso.

"O Ópera prima pela formação da consciência como ser humano, principalmente, no que diz respeito à convivência com nosso grupo de colegas, que foi espetacular. A começar pelo primeiro módulo, que já se inicia numa imersão de uma semana promovendo a reflexão e a interação entre as pessoas",comenta o presidente do Sicoob Carlos Chagas, Valdei Costa Barbosa.

Para a analista de Capacitação do Sistema Ocemg, Thaís Leite, a especialização foi diferente de tudo o que ela já vivenciou em sala de aula. "Costumo dizer que o Curso Ópera tem um viés comportamental muito profundo. Temos a possibilidade de escutar e perceber as boas práticas, que são trazidas o tempo todo para a sala de aula pelos nossos colegas. Tudo isso com um embasamento teórico e com a contextualização pelos professores", frisou.

Ao todo, foram aplicados 21 módulos desde abril de 2017, sendo a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso realizada em agosto deste ano, na Casa do Cooperativismo Mineiro. A especialização foi oferecida pelo Sebrae Minas entre 1998 e 2007 e acabou retomada no ano passado por meio de uma aliança estratégica com o Sistema Ocemg e a Faculdade Unimed, que fica responsável pela coordenação pedagógica operacionalização e reconhecimento da titulação de especialista pelo Ministério da Educação (MEC).

Há duas décadas, 250 pessoas de 19 estados já participaram do Ópera. Em Minas foram 192 alunos entre conselheiros, dirigentes, funcionários de cooperativas, consultores e profissionais ligados ao cooperativismo.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100